Conferência Municipal de Assistência Social debate os direitos do povo

A Secretaria de Assistência Social de Riachão realizou nesta quarta-feira, 25, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) com o tema “Assistência Social: “direito do povo, dever do estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
A Conferência teve como objetivo debater e decidir as prioridades e políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS. “Consideramos que a participação popular e o envolvimento dos usuários é de grande importância para que as conferências exerçam, efetivamente, os seus papéis e cumpram os seus objetivos legais”, destacou a secretária de Assistência Social, Alessandra Oliveira.
O evento iniciou oficialmente com a leitura e aprovação do regimento e a palestra sobre o tema. O trabalho continuou em grupos em torno de cinco eixos, organizados pela Conferência para facilitar o debate.
O prefeito Carlos Matos participou da abertura da Conferência e destacou os esforços do Governo Municipal para melhorar a assistência no município. “A Assistência Social talvez seja uma das mais sensíveis do governo, por ser a porta de entrada de nossos dramas sociais. Estamos lutando pela geração de emprego e renda, buscando fazer mais investimentos no campo. Para facilitar os serviços, iremos anexar ao Centro Administrativo a Secretaria de Assistência Social e a de Educação. Vamos construir e derrubar os muros que tanto separam os serviços públicos da população”.
“Estou feliz aqui. É melhor estar aqui do que lá fora, me envolvendo com coisas erradas”, disse a jovem Raiane Jesus, assistida pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos da Criança e do Adolescente.
Plenária
No período da tarde foi realizada a Plenária da Conferência, com apresentação e votação das propostas. A construção de casas para os ribeirinhos, por exemplo, foi uma das muitas propostas votadas e que será apresentada para a União.
“Cada eixo apresentou suas propostas a nível municipal, estadual e para a União. Os delegados eleitos foram do poder público e sociedade civil. Eles representarão o município na Conferência Estadual apresentando as propostas votadas hoje”, explicou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Janaína Guimarães.
A Conferência foi encerrada com ampla participação dos agentes sociais e do poder público presentes, que agora aguardam pela Conferência Estadual de Assistência Social, no mês de outubro desse ano, em Salvador.
Também participaram do evento as secretárias municipais Jacivan Moraes (Educação), Jane Paula (Saúde); a procuradora geral, Analdina Silva; a chefe de gabinete, Fabrícia Oliveira; o diretor da FUSAS, Esaú Silva; a sub-secretária de Assistência Social, Flávia Almeida; a representante do Serviço Florescer, Alaíde Maria; do Serviço de Fortalecimento de Vínculos da Criança e Adolescente, Raiane Jesus; e a representante do Conselho dos trabalhadores do SUAS, Maria Lucicleide.
Ascom – Prefeitura de Riachão do Jacuípe

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.