28 filmes estão disponíveis no TO’KAYA Festival de Cinema

Já assistiu ou já ouviu falar sobre os filmes da Região do Sisal? Então chegou a hora! Estreou este ano o TO’KAYA Festival de Cinema, o primeiro evento de exibição de filmes do sisal baiano.

O festival está no ar desde 19 de novembro com oficinas, exposições fotográficas e mapa interativo com a filmografia regional numa programação totalmente online e gratuita. Até 19 de dezembro é possível assistir aos 28 filmes desta edição no site oficial do evento: www.tokayafestival.com.

Além da Mostra Olhares do Sisal, que reúne dez filmes selecionados da região sisaleira, o festival conta com mais quatro mostras temáticas com curta-metragens nacionais e um longa-metragem convidados. A curadoria é assinada pelas baianas Izabel Melo e Marise Urbano e pela sergipana Luciana Oliveira. Confira os espaços de trocas sobre os filmes:

• 16 de dezembro, quinta-feira, às 19h: Bate-papo sobre as Mostras “Eu sou porque eles foram”, “Meu lugar ao sol”, “Um corpo no mundo” e “Olhos Coloridos”, com a presença dos organizadores do evento e das curadoras Marise Urbano e Luciana Oliveira.

• 19 de dezembro, domingo, às 19h: Encerramento do festival com o bate-papo da Mostra Olhares do sisal, com realizadores audiovisuais da região, além da organização do evento.

Participe dos bate-papos aqui: https://www.youtube.com/channel/UCzBayBnnbqtqtqvz1n4D21Q.

DESCENTRALIZAÇÃO DO CINEMA

Com o lema #MaisMostrasMenosOscar, o festival tensiona a democratização da comunicação e a descentralização do cinema a partir do momento em que insere o sisal no circuito de mostras e festivais do Brasil, distribuindo filmes realizados na região e contribuindo com o processo de formação dos realizadores audiovisuais locais, sobretudo a partir da provocação: que imagem nós queremos sobre nós mesmos?

O TO’KAYA foi pensado para acontecer nas ruas de Conceição do Coité, buscando propiciar, de forma inédita, o reconhecimento da produção local e o intercâmbio com o cinema de outras regiões invisibilizadas do país. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, precisou ser reformulado e adaptado a um formato online.

Acompanhe o TO’KAYA Festival de Cinema pelo Instagram. Para mais informações, entrar em contato pelo endereço mostrasisal@gmail.com.

O projeto é viabilizado por meio do Edital Setorial de Audiovisual – 2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Fonte: Ascom

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.