Covid-19: MP recomenda ampliação de leitos pediátricos

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou ao governo da Estado e à prefeitura de Salvador a ampliação do número de leitos pediátricos para tratamento de pacientes com covid-19. O MP solicitou que Estado e Município se manifestem em até cinco dias úteis.

Segundo dados atualizados, estão ativos em todo o estado 60 leitos covid de enfermaria pediátrica e 29 leitos covid de UTI pediátrica, com taxas de ocupação de 78% e 93%, respectivamente. Em Salvador, são 30 de enfermaria e 20 de UTI pediátrica, com 27 e 19 estruturas atualmente ocupadas, respectivamente.

O documento destaca que, conforme boletins infográficos divulgados anteriormente, “o Estado da Bahia já contou com 67 leitos de enfermaria pediátrica Covid-19 (de abril a agosto de 2021) e 41 leitos de UTI pediátrica Covid-19 (de agosto a setembro de 2020)”.

A recomendação é assinada pelos promotores de Justiça Frank Ferrari, Patrícia Medrado, Rita Tourinho e Rogério Queiroz, coordenadores do GT Coronavírus, e pelo promotor Carlos Martheo Guanaes, da 8ª Promotoria da Infância e Juventude.

“A manutenção da oferta de leitos já existentes, face ao registrado aumento de casos ativos e hospitalizações por Covid-19, pode resultar na total desassistência ao público pediátrico”, afirmam os promotores.

Na terça-feira, 25, o autores da recomendação se reuniram com representantes da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e da Secretaria de Saúde de Salvador (SMS) para discutir a situação.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.