Bahia registra primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

O estado da Bahia registrou o primeiro caso suspeito de varíola do macaco. A informação foi divulgada oficialmente na tarde desta quarta-feira, 15, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

De acordo com a pasta, o indivíduo residente na capital baiana foi internado com a tríade de sintomas da doença: febre alta de início súbito, adenomegalia e erupção cutânea.

Atualmente, ele se encontra internado em uma unidade hospitalar da rede privada, além de estar sendo acompanhado pelos centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Salvador e o da Bahia.

A amostra foi enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que encaminhou para a referência nacional. Ainda não há previsão de resultado laboratorial.

Casos no país

A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou, na noite da última terça-feira, 14, o terceiro caso de varíola dos macacos no estado e quinto no Brasil. O terceiro paciente paulista infectado é um homem de 31 anos, que reside na capital do estado. Ele está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e possui histórico de viagem para a Europa.

De acordo com a secretaria, a Vigilância Epidemiológica do município monitora o caso e pessoas que tiveram contato com o paciente. O quadro de saúde do homem contaminado é estável, segundo a pasta. Na manhã desta quarta-feira,15, o primeiro caso da doença no Rio de Janeiro também foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS-RJ).

Informações: A Tarde

Imagem: Cynthia S. Goldsmith

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.