“Primo do Ebola” e um dos vírus mais letais do mundo, Marburg tem surto confirmado pela OMS

Pertencente à mesma família do Ebola, o vírus Marburg teve surto confirmado na Guiné Equatorial, país localizado na África Central. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que nove mortes foram confirmadas e 16 casos são investigados como suspeitos. A taxa de letalidade do vírus é de até 88%, de acordo com a OMS, o que faz dele um dos vírus mais mortais do mundo.

Contudo, apesar de ainda não existir um tratamento específico ou imunizante, a OMS afirma que beber muita água e tratar sintomas específicos da doença melhoram as chances de sobrevivência do paciente.

A OMS explica que o Marburg tem um período de incubação de 2 a 21 dias. O diagnóstico não é fácil, porque muitos dos sintomas são semelhantes a outras doenças infecciosas ou febres hemorrágicas virais. Entre os sintomas estão: Febre, Dor de cabeça, Dores musculares, Fadiga, Vômito com sangue e Diarreia.

De acordo com especialistas, o risco do Marburg espalhar pelo mundo, incluindo o Brasil, é baixo. Por ser uma doença sintomática, o isolamento dos infectados se torna mais tranquilo do que em relação aos pacientes de Covid-19, por exemplo.

O Marburg é transmitido aos humanos por morcegos frugívoros e se espalha através do contato direto com os fluídos corporais de pessoas, superfícies e materiais infectados.

Informações: Bahia Notícias

Imagem: Cynthia Goldsmith / Reprodução

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.