Embasa descobre fraude na rede distribuidora de água em Nova Fátima

Em mais uma operação de combate à fraude no consumo de água, técnicos da Embasa encontraram, na última semana, uma fraude na rede distribuidora de água na zona rural do município de Nova Fátima. O proprietário do imóvel fez um desvio na rede, de forma que o volume consumido na propriedade rural não fosse contabilizado pela Embasa. A fraude foi retirada e a Embasa vai calcular o prejuízo causado e o valor da multa que será cobrada do responsável.

Só no primeiro semestre de 2023, a equipe da Embasa em Nova Fátima já retirou 40 irregularidades, entre by-pass (desvio do hidrômetro), ligações clandestinas e outros tipos de fraudes. As ações resultaram em multas que somam mais de R$20 mil e um volume de mais de 2 mil metros cúbicos de água recuperados.

“Além dos casos suspeitos, que identificamos em campo ou por meio das análises de consumo e do cruzamento de dados no sistema comercial, contamos com o apoio da população, que pode denunciar as situações de fraude”, informou o gerente local da Embasa em Nova Fátima, Josué Rios. As denúncias podem ser feitas pelo 0800 0555 195 (ligação gratuita).

Crime contra o patrimônio – O furto de água é qualificado como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.