Nova Fátima: Disputa pela prefeitura será entre dois candidatos que apoiaram ACM Neto para governador

Um cenário muito raro no que diz respeito as candidaturas para as eleições municipais de 6 de outubro é visto em Nova Fátima município do território da Bacia do Jacuípe, onde os dois nomes colocados na condição de pré-candidatos a prefeito, sendo eles Amado Cunha (PL) e Assis Porto (SD), ambos acompanharam na eleição de 2022 o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), como candidato a governador e seus candidatos ao senado, deputados estaduais e federais de partidos aliados.

Segundo informações, Amado Cunha fez a dobradinha Neto para governador e Bolsonaro para reeleição de presidente da República, enquanto Assis Porto deixou seus eleitores livres para votarem em quem quisesse.

No último sábado, 17, o governador Jerônimo Rodrigues esteve visitando Nova Fátima atendendo o convite do prefeito Adriano de Rosalvo (PP) que votou nele contra ACM Neto, mas Assis Porto e Amado Cunha não deixaram de ir lá apertão a mão do chefe do executivo baiano. Porto já é aliado do governador e entra pela porta da frente, pois é o pré-candidato escolhido por Adriano. E Amado Cunha? Também deve entrar pela porta da frente, já que se juntou a Osni Cardoso deputado estadual licenciado, ele que atualmente ocupa a pasta de secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia.

O governador Jerônimo Rodrigues já adiantou que nos municípios onde houver confronto entre políticos aliados não irá durante a campanha, nesse caso de dois recém aliados, não deverá pisar em Nova Fátima, mas o prefeito Adriano garante que o fato de Assis ser o seu escolhido e ele ter feito campanha para Jerônimo, mesmo que a distância Assis Porto tem mais chance de apoio governista.

 

Vale lembrar que Assis é filiado ao Solidariedade que tem Luciano Araújo como presidente, eleito deputado com votos dos eleitores de Neto, mas ele já se aliou a bancada governista na Assembleia Legislativa, enquanto que Amado Cunha está fazendo o que muitos ‘netistas’  tem feito, procurando uma sigla partidária que tenha portas abertas no Governo e o partido que mais tem procura é o Avante, presidido pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto e é certa a filiação de Cunha, conforme revelou o advogado Tiago Mascarenhas, secretário estadual do Partido.

O CN procurou Amado Cunha durante a visita do governador e ele confirmou que ‘está de malas prontas’ para migrar do PL para o Avante, ele que tem uma posição clara sobre o que pensa do PT, não confirmou se irá para base do governo, colocando sob a responsabilidade do Avante. “A posição do AVANTE será a nossa posição”, falou Cunha

Amado Cunha x Assis Porto velhos conhecidos como aliados e rivais na política de Nova Fátima

Assis Porto tem sua origem política oriunda do grupo liderado pelo pecuarista Amado Cunha, por onde foi candidato a vereador  e conseguiu se eleger em 2004 (PFL) reeleito em 2008 (DEM). Em 2012 foi convidado por Amado para ser seu candidato a vice-prefeito e venceram o pleito, porem no decorrer do mandato entre 2013 a 2016, Assis Porto  se desentendeu como então líder, rompeu o alinhamento político, aderiu a oposição, se filiou ao Solidariedade e aceitou a proposta de concorrer mais uma vez a vice de Adriano Pereira conhecido como Adriano de Rosalvo de (PP) e formaram a chapa que saiu vitoriosa contra Amado que concorria a reeleição por uma diferença de 120 votos, que se atribui a Assis Porto.

Luciano Araújo ao lado da chapa vitoriosa de Nova Fátima na Bacia do Jacuípe | 

Assis Porto que vinha de quatro vitorias eleitorais de forma consecutiva, duas como vereador e duas como vice-prefeito, alimentava o sonho de comandar o município e no decorrer do mandato também veio a romper com Adriano e em 2020, colocou seu nome para a disputa da prefeitura e perdeu por 1.108 votos de diferença. Para isto, aconteceu a união histórica de Amado Cunha ao grupo que sempre combateu desde da época que Nova Fátima pertencia a Riachão do Jacuípe. No acordo ele indicou o filho Matheus Oliveira Cunha, do PL para compor a chapa de vice.

Diante do mais novo cenário político o que se observa é um novo racha entre Amado e Adriano em Nova Fátima que segundo o Calila Noticias apurou ele tinha grande chance de ser o candidato do prefeito.

Amado Cunha já escolheu seu candidato a vice-prefeito. Trata-se do vereador Saulo Rios, que deverá deixar a legenda do Solidariedade agora em março. Ele esteve o tempo todo ao lado do secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso (PT) e do deputado federal Gabriel Nunes (PSD). Nomes apoiados por ele na eleição de 2022.

Assis Porto por sua vez não tem um nome ainda para concorrer a vice,  porém comenta-se o nome de Fagner, Fernandinho e Manuel, ex-prefeito . Segundo Fagner, o vice-prefeito deverá ser do PT.

Informações extraídas do site Calila Noticias

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.