Bahia registra 175 municípios com epidemia de dengue

Com 52 mil casos prováveis e 14 óbitos registrados pela dengue, o estado da Bahia já acumula 175 municípios com epidemia. A informação foi confirmada pela secretária de Saúde Roberta Santana, durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (14), em Feira de Santana.

De acordo com a gestora, a dengue ainda é 100% prevenível, basta que toda sociedade possa trabalhar no combate, assim como a rede primária de saúde, e desta forma outros óbitos não serão registrados.

Secretária Estadual de Saúde
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Roberta Santana

“Combate à dengue é algo que nos preocupa, eu estou indo agora para uma reunião. Amanhã tem reunião do COE, 175 municípios em epidemia, mais de 52 mil casos prováveis só no estado da Bahia. Nós temos registrados 14 óbitos e o que a gente tem pedido, é que depende de cada um, controle vetorial importantíssimo que cada um pode fazer na sua residência e segundo é o fortalecimento da atenção primária nas unidades básicas de saúde, orientando os pacientes aos primeiros sinais para que não evoluam para a gravidade. A dengue é 100% prevenível e se a gente trabalhar forte na atenção primária, não teremos óbitos em nenhum dos nossos municípios”, disse.

Influenza

A secretária aproveitou para reforçar a campanha de vacinação contra a gripe no estado.

“Estamos numa campanha agora da vacinação da influenza, com 1,5 milhões de vacinas recebidas aqui no estado da Bahia. Uma campanha forte pedindo aos idosos, a todos os público que é da vacina, que procure as unidades e os postos de saúde para que recebam sua vacina. Da dengue, 170 mil doses foram recebidas, e o que a gente pede é que levem suas crianças de 10 a 14 anos, os pré-adolescentes, para fazer a vacina da dengue”, afirmou.

Fonte: Acorda Cidade

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.