Caminhada em Riachão do Jacuípe marca o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

 

Na manhã desta terça-feira (2), crianças, jovens, adultos, pais, professores e profissionais da área de saúde e educação, participaram da caminhada em defesa dos direitos da pessoa autista em Riachão do Jacuípe, na região sisaleira. O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A caminhada em Riachão percorreu a praça Landulfo Alves até a praça da matriz em frente à igreja onde, a secretária de Educação, Alessandra Matos, falou sobre a importância da visibilidade a causa.

“Nós temos que abraçar a pessoa com autismo pois, eles precisam de carinho e muita atenção. Existe uma rede de apoio integrada com as secretarias de saúde, educação e assistência em prol da família que tem uma criança autista em casa. Esse é um momento de muita importância para todos nós”, disse a secretária.

Segundo a ONU, o TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo envolver outras questões como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos (som alto, cheiro forte, multidões), dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas.

O evento ainda serviu para debater temas como a inclusão social e o respeito às pessoas com autismo e seus familiares.

“Fico muito feliz em saber que Riachão promoveu essa caminhada pois, é extremamente importante essa inclusão social”, contou uma moradora do município.

Redação Jacuípe News

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.