Esquenta Micareta traz clima de festa para Feira de Santana; foliões, blocos e fanfarras sacudiram o circuito Tay Chicana

Nem o sinal de muita chuva no céu atrapalhou os planos dos foliões que foram aproveitar o Esquenta Micareta 2024. O clima era de muita festa, alegria e animação para abrir os caminhos para a Micareta de Feira de Santana. Neste domingo (7), milhares de pessoas de diversas regiões da cidade e dos municípios vizinhos tomaram a avenida Fraga Maia para abrir em grande estilo a maior festa fora de época do Brasil.

Promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, o evento contou com o apoio da Polícia Militar, da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), além de outros órgãos públicos.

Esquenta Micareta
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Blocos, fanfarras, grupos sociais e muita gente animada fizeram a alegria do Esquenta no segundo ano consecutivo realizado em novo circuito, o Tay Chicana, que homenageia Tarcísio Freitas de Oliveira, o ex-vocalista da banda Chicana que faleceu em 2020, vítima de um acidente de carro.

Esquenta Micareta
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em edições anteriores, a pré-micareta era realizada na tradicional rua da cidade, a São Domingos. Levar a festa para a Fraga Maia foi uma iniciativa que tem dado certo, levando em consideração a ampliação do circuito.

O secretário da Secel, Jairo Carneiro, falou ao Acorda Cidade sobre as ações em torno da festa. Este ano, o professor e dançarino Luciano Mello sacudiu a massa em um palco central estratégico, feito para não deixar ninguém parado.

Esquenta Micareta
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Toda essa vibração positiva, onde a gente tem essa movimentação das pessoas. Uma festa em que chegamos aqui cedo, já dentro de toda a organização, de todo o planejamento, na área de segurança com o Comandante da 66ª. Toda a Secretaria do município envolvida, o nosso prefeito, não mediu esforços nessa grande força-tarefa para termos aqui um esquenta organizado, com muita alegria, folia e segurança acima de tudo. Temos fanfarras, percussão, muita irreverência. É muita folia, que vai até as 18 horas”, disse Jairo Carneiro.

Esquenta Micareta
Jairo Carneiro | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em formato cada vez maior, o Esquenta Micareta contou com a segurança reforçada para que as pessoas possam aproveitar tranquilamente sem nenhuma intercorrência, como explicou o Major PM Lessa, da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Mais de 200 policiais foram envolvidos na segurança, com apoio das unidades 64ª, 65ª, 67ª, 97ª de Irará, a Rondesp Leste, Cipe Leste, o Esquadrão de Policiamento da Asa Branca, além da Cavalaria da PM.

Esquenta Micareta
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Foram meses de planejamento para a execução desse evento, Esquenta Micareta, por entendermos a importância do evento agora nesse formato aqui na Fraga Maia, um evento diurno e para servir também como um grande termômetro para a Micareta de Feira de Santana que se aproxima. Então, a área aqui da Fraga Maia é uma área de responsabilidade do 66ª, mas esse evento é da Polícia Militar. Esse evento é do Comando Regional Leste e tivemos todo o apoio, todo investimento do Comando da região através do Coronel Lopes”, explicou.

Esquenta Micareta
Major PM Lessa | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nas quatro entradas disponibilizadas, houve abordagem policial e ações para impedir a entrada de paredões ou qualquer material ilícito no local. Para os comerciantes, também foi reforçada via decreto a proibição de utilizar alguns itens para vendas, como bebidas em garrafas de vidro, espetinhos, etc.

“No momento em que você retira de circulação qualquer tipo de objeto perfurador, cortante, você já sobe o nível de segurança e atenção e facilita o trabalho da Polícia Militar e é isso que estamos fazendo de maneira constante para que a gente saia daqui comemorando de uma festa tão bonita, como o Esquenta Micareta”, acrescentou o Major.

A promotoria de justiça do município também foi convidada a participar do evento. O promotor Audo Rodrigues representou a pasta para acompanhar as ações de segurança e de saúde da festa.

Esquenta Micareta
Audo Rodrigues | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O Ministério Público veio convidado para a gente apenas acompanhar essa parte inicial da estrutura policial da festa, a parte de saúde também, a parte de controle de acesso, fiscalização do município na venda de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro. Apenas um trabalho conjunto foi feito, a empresa tem apoiado muito aqui em Feira de Santana e a gente está aqui para justamente colaborar com esse trabalho de garantir a festa principal, que é no dia 18, que inicia uma micareta de feira, que tudo corre em uma normalidade”, observou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Esquenta

Esquenta Micaret
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Depois das 16h a ameaça de chuva já tinha ido embora, deixando lugar para muita festa. Anderson de Jesus foi um dos vendedores que ocuparam as 200 vagas da Secel para comercializar durante a pré-micareta. Desde às 14h, ele vendeu todo tipo de bebida, desde a água, cerveja, energético, entre outros produtos.

Esquenta Micareta
Anderson de Jesus | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O essencial para hidratar as pessoas”, disse.

“A cada ano essa festa cresce mais. Essa vinda para a Fraga Maia foi algo fantástico porque já estava estrangulada na São Domingos. Não comportava. E está muito bem organizada, rua cheia, muito bacana. O povo está muito alegre na rua”, disse o empresário Jorge Marques, que foi com a família.

Uma das foliãs, Jaciara Alves, externou para a reportagem uma opinião que foi recorrente entre algumas pessoas que compareceram.

Esquenta Micaret
Jaciara Alves | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Ano passado foi o primeiro ano, eu acho que tinha mais gente e mais atrações. Esse ano tem mais gente ainda e poucas atrações. Foi bem mais elaborada a questão do trânsito, de paredões que não tiveram muitos, mas infelizmente, as atrações deixaram a desejar. O espaço Luciano Mello está massa, mas após lá não tem muita coisa não”, explicou a foliã.

Sentimento compartilhado também pela estudante Beatriz Brito, de 21 anos. Ela destacou a organização da festa e acrescentou o desejo de ter mais atrações voltadas ao público mais jovem.

Esquenta Micareta
Beatriz Brito | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu estou achando bem organizado, o que pega é questão dos jovens que a gente queria uma musiquinha mais animada. Mas, eu estou gostando, tenho 21 anos e estou gostando muito do ambiente. A gente já cria uma boa expectativa para a Micareta que vem”, relatou.

As estruturas de trio e mini-trio foram destinadas para o circuito da Micareta. Levando em consideração o período da festa, das 12h às 18h, o secretário de cultura afirmou que as atrações com fanfarras e marchinhas trazem a identidade de Micaretas passadas e, justamente, a ideia é essa, para deixar expectativas.

Esquenta Micaret
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O prefeito da cidade, Colbert Martins, fez uma avaliação do evento considerando tranquila essa segunda edição do Esquenta na avenida Fraga Maia e desejou que, no próximo dia 18, início da Micareta 2024, as pessoas levem para a rua a única coisa que o poder público não pode dar, a alegria.

Sobre o aumento das atrações no Esquenta da Micareta, ele também falou que a pré-micareta é apenas um aperitivo do que vai rolar na grande festa.

Esquenta Micareta - Colbert Martins - ft Ney Silva do Acorda Cidade1
Colbert Martins | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Esse é um esquenta, a festa é dia 18. É importante que nesse esquenta nós tenhamos um limite de um aperitivo do que vai ser essa grande festa. Queremos que lá na Presidente Dutra tenhamos a família, as crianças”, declarou.

Além disso, o gestor falou sobre a possibilidade de um patrocínio que deve ser fechado e divulgado até a próxima semana.

Esquenta Micareta
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.