Tradicional Capina do Monte é realizada em Serra Preta

Domingo (12), foi o dia marcado como o resgate de uma tradição centenária que ultrapassa gerações em Serra Preta. A Capina do Monte é uma mistura de fé, cultura e diversão para os participantes que sobem o monte Nossa Senhora do Bom Conselho, com enxadas e facões, fazendo a limpeza do acesso até o topo do cruzeiro.

Emocionada, Edvan Santos, presidente do Grupo Unidos pela Cultura, conta que voltou a enxergar após a mãe fazer uma promessa na subida do monte. “Eu me sinto feliz demais em estar na organização deste evento que tem um significado muito forte. A fé da minha mãe, fez que eu voltasse a enxergar, após passar dezessete dias sem ver nada”, contou.

A tradição reuniu centenas de pessoas de todas as idades e regiões do município, que após finalizar a capina, saíram pelas ruas de Serra Preta com a charanga, espalhando muita alegria e descontração.

O Prefeito Franklin Leite, participou do evento e contou que se surpreendeu com a participação popular. “Essa é uma festa muito importante para nosso município, estava esquecido e com o nosso apoio, hoje resgatamos essa história. Fiquei surpreso com a quantidade de gente, e tenho fé em Deus que no próximo ano, teremos ainda mais”, disse.

A festa foi encerrada em frente à Igreja Matriz, onde aconteceu a bênção do Padre Márcio e apresentações culturais.

ASCOM – Prefeitura de Serra Preta

Foto: Agenor Filho

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.